Percussão – Cajon, Castanholas, Snujs

Detalhes do Curso...
Horários

Aulas de Cajon: Terças-feiras das 17:00 às 18:00

Aulas de Castanholas: Segundas-feiras e quartas-feiras às 18:00

Aulas de Snujs: Quartas-feiras às 18:00 com dança Gawazee (Dança cigana egípcia)

 

Descrição
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como “Patrimônio Cultural da Nação”.

As castanholas (do espanhol castañuelas) ou castanhetas são um instrumento de percussão que há três milênios já era conhecido pelos fenícios, os quais vulgarizaram o instrumento nas áreas do Mediterrâneo através do comércio marítimo. Na Andaluzia, em Espanha, tornou-se um instrumento nacional. É constituído por dois pedaços de madeira de castanheiro em forma de prato fundo, perfurado e ornamentado com uma fita que se coloca em redor do polegar. O seu nome deriva do seu formato, que lembra uma castanha.

Os Snujs são címbalos de metal utilizados na dança oriental em diversas regiões do Egito , Turquia, Países Árabes, Estados Unidos, onde possuem denominações diferentes da utilizada no Brasil. Na dança do ventre os Snujs são intrumentos de percussão que podem ser tocados tanto pela bailarina, como pelos músicos, podendo o toque evoluir acompanhando o ritmo da música ou ser tocado ¨de improviso¨ navegando de acordo com o nível técnico e personalidade de cada bailarina.

 

A quem se destina

Cajón: Homens e mulheres de qualquer idade.

Castanholas e Snujs: Mulheres de qualquer idade.

Conteúdo programático
  • Estudo técnico do toque de cada instrumento, assim como historia e fundamentação teórica;
  • Estudo de ritmos diversos;
  • Estudo de estruturas musicais;
  • Percepção rítmica;
  • E para os estudos de castanholas e snuj´s, aplicação da técnica com movimentos corporais.

 

Investimento

R$100,00 mensal (4 aulas mensais)

Consulte pacotes promocionais neste site as aulas de castanhola e snujs.

Professores

Rodrigo Campos: Cajón

Silvia Bragagnolo: Castanholas e Snuj´s